.

.

sábado, 20 de agosto de 2011

O Universo Musical de Baden Powell

Sinopse:
Baden Powell foi um virtuoso do violão. Na história da música brasileira, ele se destaca como o músico que partiu em busca de suas raízes africanas, abrindo caminhos para as novas gerações de cantores e violonistas. Como resultado do seu trabalho, inúmeros ritmos brasileiros foram catalogados e salvos do esquecimento. Na história da música ocidental, ele se destaca como um músico ímpar, dominando a literatura do violão clássico, do folclore brasileiro na sua forma mais completa, da música barroca e do jazz. Um violonista excepcional, que nunca caiu na armadilha do virtuosismo meramente técnico, que deu provas de sensibilidade e criatividade exemplares que lhe permitiram se firmar como um compositor notável. Suas parcerias com Vinicius de Moraes ou Billy Blanco imediatamente vêm à mente como exemplos dessa faceta de seu talento. Este documentário permite compreender a trajetória incomum seguida por Baden Powell e, acima de tudo, conhecer o homem que ele foi. Jean Claude Guiter, o diretor do filme, era amigo de Powell. Longe de querer traçar um retrato superficial do músico, ele passou três anos seguindo o violonista que, pouco a pouco, relatou toda a história de sua vida. Juntos eles retornaram a lugares importantes para Baden no Brasil e em Paris. Através das visitas a esses locais, nos é oferecido um excepcional panorama que inclui o aprendizado, seu começo como músico profissional no Rio dos anos cinqüenta, sua parceria com Vinicius de Moraes, seu encontro com o poeta francês Pierre Barouh e com Claude Nougaro, e o seu amor pela Europa, que o recebeu de braços abertos e o aclamou.
 
Informações Técnicas:
 
Idioma: Português / Françês
Legenda: Inglês
Lançamento: 2003
Duração: 54 min.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog amigo, estava a muito tempo procurando esse documentário. Nem tenho palavras para expressar o quanto estou grato.

    Grande abraço, continue com esse trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Fico contente que o blog lhe seja útil de alguma forma! Obrigado pela visita e pelo comentário! FPM

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é muito bom, o responsável pelas postagens esta de parabéns, só tem raridade aqui, eu conheci ele hoje, e não sei o que eu baixo de tanta coisa boa, rsrsrs belo trabalho esta sendo feito aqui, viva a propagação da boa música, que as vezes não apreciamos, porque perdemos o apatite de tanto tira gosto que a mídia difunde em nossas mentes.

    ResponderExcluir
  4. Wlw Cassiano! Vc é quem está de parabéns por entrar, gostar e se empenhar em comentar num blog cultural como esse, diante de tanto lixo disposto na net! Isso me incentiva a levar o blog adiante, sozinho e c/ internet de 1 mb...
    Seja sempre bem vindo! FPM

    ResponderExcluir

Seguidores